domingo, 19 de julho de 2015

PARTE 4 - DA SERIE: Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO, e FAMA ?! - PARTE 4 ACCÕES DE MARKETING

Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO, e FAMA ?!
 « Criação, Administração e Gestão de Empresa »

17/07/2015
FDC- Empreendimntos


POR : Francisco Daniel Cardoso

PARTE 4
ACCÕES DE MARKETING

  FONTE : Slide Player


Atenção: Este Artigo contém oito (8) Partes:


PARTE 1 - COMEÇANDO O SEU NEGOCIO 
PARTE  2 - ATENDIMENTO AO CLIENTE
PARTE 3-CONSUMIDORES E FORNECEDORES 
PARTE 4 - ACCÕES DE MARKETING
PARTE 5- FORMALIZAÇÃO
PARTE 6- FORMÇÃO DE PREÇOS
PARTE  7- VENDAS E GANHOS
PARTE 8 - GESTÃO FINANCEIRA



INTRODUÇÃO

Existe dentro de todo Homem a Sede de ser Bem Sucedido em alguma coisa que vale a pena, ou que envolve o seu esforço. Sede esta que venho almejando sacia-la desde a minha meninice, porém não sabia, como, quando e por onde  começar… Esta vontade de saciar a sede de ser Bem Sucedido, ganhando honestamente o meu dinheiro e possuindo humildemente a fama que me convém, despertou em mim o interesse de Criar, Administrar e Gerir a minha pröpria empresa.
Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO e FAMA ?, é o tïtulo que convém à este trabalho, que é mais um, dos varios Resumos que tenho feito para melhor compreender as leituras dos Manuais que julgo ser de grande Interesse para mim e para as pessoas ao meu redor.
Sendo assim, cerca de 90 à 95% do conteudo desta obra, é da autoria do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, que preparou o manual do Curso Básico de Empreendedorismo para o pessoal que foi atendido Banco do Povo Paulista. Eu porém, na minha busca incansävel e Auto-Didatismo permanente, encontrei o manual do « Curso Básico de Empreendedorismo » disponivel para Download na Internet e não hesitei, baixei-o, e elaborei o presente trabalho, em forma de Resumo, não com o intuito de usurpar os Direitos Autorais dos seus Legïtimos autores, mas para facilitar a compreensão do rico conteudo que ele carrega, permitindo-me assim, avançar grandiosamente com o Processo de Criação da minha Empresa denominada FDC- Empreendimentos… Portanto, todos os direitos continuam pertencentes às autoridades criadoras da Obra Original.
Esta Obra, não contém Bibliografia, nem Referências Bibliograficas, pelo facto de cerca de 90 à 95% do conteudo pertencer ao manual do Curso Básico de Empreendedorismo, porém os cerca de 10 à 5% do material nele ajuntado, contém citações das fontes de Origem.
Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO e FAMA ? é uma compilação Simples e de Fäcil compreensão, pois ele é o fruto de um Resumo feito manualmente, e que foi adaptada ao Publico Angolano interessado em Criar, Administrar, e Gerir o seu proprio Negöcio (ou Empresa), passando pelo Plano de Negöcio e valorizando o Cliente, Os Socios, Os fornecedores, a formalização da empresa, as estrategias de Marketing e a forma eficaz para estabelecer os Preços de Vendas dos seus produtos na empresa.


PARTE 4
ACCÕES DE MARKETING
 



1-                O QUE Ë MARKETING ?
ü Conjunto de estratégias e acções que preveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
ü Palavra de origem inglesa que quer dizer MERCADO, negocio, mas também qualquer iniciativa feita para aumentar a quantidade de clientes ou melhorar o relacionamento deles com a empresa
ü Ë o estudo do comportamento de um produto ou serviço dentro do mercado, desde sua criação até a chegada à mão do Cliente.
ü Com esse estudo, você pode :
·          Decidir que imagem e embalagem o seu produto tera ;
·          Quais os custos com os quais você precisara se preocupar ;
·          O preço final que podera adotar quando oferecer seus produtos e serviços ao consumidor ;
·          O planejamento de vendas ;
·          A distribuição de seus produtos ;
·          Como sera o contacto com o seu cliente ;
·          Que postura, como empreendedor, você ira adoptar diante da sociedade ;
ü A procupação com o meio ambiente e com a inclusão social ja é uma otima acção de marketing para o seu negocio.



2-               BREVE HISTÖRIA DO MARKETING
·     1950 : quase ninguém falava em marketing
·     PETER DRUCKER publicou pela primeira vez o termo Marketing em seu livro como uma « força poderosa para os negocios » em 1960, falou pela primeira vez sobre a importância da satisfação do cliente.
·     PHILIP KOTLER representou  um marco para os estudos de mercado.
·     1970 : toda grande empresa ja possuia um departamento de Marketing.
·     1980 : « Atenção total ao Cliente » foi o lema do ano em pequenas, médias e grandes empresas.
·     1990 : O Marketing passou a ser colocado também pela internet (sites de compra e vendas), foi a revolução que trouxe a Era do comércio Electronico.
·     Saber a preferencia dos Clientes passou a ser imprescindivel para as empresas.
·     Ainda em 1990, os produtos ou serviços passaram a ser considerados como uma base na contribuição que podem dar para o bem estra da sociedade.
·     No século XXI, houve grande desenvolvimento das novidades tecnologicas :
*TV à Cabo
*Telefone celular
*Acesso à Internet
·     Neste periodo, o cliente ja pude :
-Interagir
-Reclamar
-Criticar
-Elogiar a Empresa na qua lesta comprando os produtos
·     Hoje vivemos a Era do MARKETING DE BUSCA :
o  O Publico-Alvo virou o foco das empresas
o  Ja se pode rastrear os desejos dos Clientes :
*Sites acessados
*Programas de TV assistidos, etc…
o  Essas informações permitem criar estratégias para chegar até ao cliente.






3-               ACÇÕES DE MARKETING
v  São todas as praticas, as formas de chegar ao cliente e vender o seu produto.
v  São as estratégias baseadas na pesquisa sobre o seu publico-alvo (consumidor)
v  A esse conjunto de praticas inovadoras de Marketing, chama-se REPOSICIONAMENTO DA MARCA.

FONTE : Share Marketing



4-               UM ATENDIMENTO QUE ENCANTA

ü Atendimento Diferenciado :
* Call Center (centros de chamadas)
* Drive-Thru : a entrega na qual o consumidor não se desloca para comprar
* Promoções
* Prémios
* Sorteios
* bom Humor e Sorriso no rosto
ü O cliente é a coisa mais importante de uma empresa.
ü A Ampliação de Negocios, atravez de :
* Empréstimos
* Créditos
* Linhas de Investimentos


5-               SINTONIA CRIATIVA
·     Trabalhar com o que gostas
·     Fazer as coisas com convicção
·     Dedicação
·     Investimento Continuo
·     Proporcionar boas acções de Marketing
·     Ampliação do Negocio
·     ESPECIALIZAÇÃO : com isso voce aprofunda mais os seus conhecimentos e aplica-lo ao seu negocio


6-                ALGUMAS ACÇÕES DE MARKETING ACESSÏVEIS  PARA O SEU NEGÖCIO

1- Divulgue seus pontos fortes
·              Destaque as vantagens do seu produto ou serviço
·              Veja o que tem de melhorar para fazer :
-Folhetos
-Sites na internet
-Divulgar os diferenciais
·              Responda algumas perguntas como :
- « O Sandwiche » que voce serve mata a fome ?
- O recheio é melhor ? é mais saboroso ?
-Os produtos que você usa são de qualidade ?
-Sua entrega é mais rapida que a da concorrencia ?

2- Seja unico
·              Venda produtos com algo sö que é seu
·              Com pouco voce cria uma « Logomarca » diferente
·              Fazer um simpatico carimbo para imprimir nas suas embalagens, sacolas, confecções, guardanapos, etc…
3- Promova Actividades Externas (ou extras)
·              Festas
·              Piquiniques
·              Chäs
·              Amostras de comidas
·              Partecipação

4- Use as redes sociais
·              Facebook
·              Tweeter
·              Instagram
·              MSN
·              Blogs
·              Orkout…

5- Recorra à blindagem
·              Obter informaçoes sobre os habitos dos seus clientes com porteiros, zeladores, seguranças, e recepcionistas, tudo na base de simpatia, sorriso, educação…
·              Faça parceirias com empresas da região

6- Mensagens pelo celular
·              Torpedos para alertar os clientes sobre as promoções, lançamentos e Brindes.

7- Use E-mails
·              Para comunicar descontos, liquidações, novidades de produtos, sorteios, pesquisas de satisfação.

8- Pegue Carona com as Grandes Marcas
·              Negocie com o representante do fabricante dos teus produtos para conseguir cartazes, cardapios, uniformes, mesas, cadeiras, guarda-sol, com logomarcas da empresa.

9- Divulgue suas Conquistas
·              Recebeu um elogio no Jorna ?
·              Alguém importante visitou seu estabelecimento e gostou do tratamento ?
·              Publique fotos de eventos
·              Divulgue as boas acções e conquistas da sua empresa

10-                    Explore seu Cadstro de Clientes
·              Lembrar o dia do Aniversario
·              Felicitar com Cartões as datas comemorativas :
-Dia das mães
-Dia dos Pais
-Natal, etc…
·              Fazer um pequeno desconto

11-                    Você também é Garoto-Propaganda
·              Independentemente do produto que voce comercialisa, mostra que você é o primeiro a acreditar nele.
12-                    Facilite a vida dos Clientes
·              Quanto mais serviço para agradar o Cliente, maior as chances de torna-lo fiel
·              Ofereça assistência técnica
·              Seja gentil.

13-                    Estimule o Boca-a-Boca
·              Ofereça produtos de qualidade e a preços competitivos para estimular a fama da empresa.
·              Faça descontos a Clientes antigos.

14-                    Seu Cliente é uma fonte de Pesquisa
·              Use a sua boa relação com clientes antigos para pesquisar outros clientes potenciais
·              Saber mais sobre os vizinhos e amigos dos clientes
·              Faça questionarios de pesquisa

15-                    Um Ambiente gostoso
·              Lugares Perfumados
·              Locais Limpos
·              Boa Musica
·              Ambiente Agradavel

16-                    Promoções e Liquidações
·              Use recursos como promoções e liquidações em épocas de baixo movimento
·              Calcule bem os produtos para não pôr o negocio em risco
17-                    Amostras Gratis
·              Deixa o Cliente experimentar para comprovar a qualidade do produto.

18-                    Pequenas gentilezas
·              Oferecer um copo de agua, Café, docinho, antes de embrulhar o pedido do cliente
·              Mimar o publico-Alvo

19-                    Organize Eventos com seus produtos
·              Campeonatos
·              Festas
·              Encontro
20-                    Seja Solidärio
·              Arrecade fundos para doações
·              Mobilize os clientes para ajudar comunidades carentes

21-                    Depois da Compra, a Atenção continua
·              Saber se o Liente ficou satisfeito
·              Ajude a concertar produtos comprados à muito tempo.

22-                    Folhetos : Simples e Baratos
·              Distribua em pontos importantes

23-                    Treine e Reconheça sua Equipe
·              Incentive-os a venderem mais
·              Atender bem o cliente
·              Incentive-o a partecipar na melhoria do negocio
·              Crie metas a serem atingidas
·              Ofereça prémios
·              Proporcione dias de folgas

24-                    Sorteios e Concursos Diversos
·              Como deve ser o nme dos novos produtos ?
·              Fure o balão e veja o produto que voce ganhou !!
·              Qual é o prato predilecto do governador ? etc...






…///…





Fim da Parte 4


POR : Francisco Daniel Cardoso
E-mail: franciscocardoso1991@hotmail.com



Contamos contigo na:
PARTE 5- FORMALIZAÇÃO

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