sexta-feira, 17 de julho de 2015

PARTE 2 - DA SERIE: Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO, e FAMA ?! - PARTE 2 ATENDIMENTO AO CLIENTE

Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO, e FAMA ?!
 « Criação, Administração e Gestão de Empresa »
17/07/2015
FDC- Empreendimntos

PARTE 2
POR : Francisco Daniel Cardoso


Atenção: Este Artigo contém oito (8) Partes:


PARTE 1 - COMEÇANDO O SEU NEGOCIO 
PARTE  2 - ATENDIMENTO AO CLIENTE
PARTE 3-CONSUMIDORES E FORNECEDORES 
PARTE 4 - ACCÕES DE MARKETING
PARTE 5- FORMALIZAÇÃO
PARTE 6- FORMÇÃO DE PREÇOS
PARTE  7- VENDAS E GANHOS
PARTE 8 - GESTÃO FINANCEIRA



PARTE 2
ATENDIMENTO AO CLIENTE

INTRODUÇÃO

Existe dentro de todo Homem a Sede de ser Bem Sucedido em alguma coisa que vale a pena, ou que envolve o seu esforço. Sede esta que venho almejando sacia-la desde a minha meninice, porém não sabia, como, quando e por onde  começar… Esta vontade de saciar a sede de ser Bem Sucedido, ganhando honestamente o meu dinheiro e possuindo humildemente a fama que me convém, despertou em mim o interesse de Criar, Administrar e Gerir a minha pröpria empresa.
Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO e FAMA ?, é o tïtulo que convém à este trabalho, que é mais um, dos varios Resumos que tenho feito para melhor compreender as leituras dos Manuais que julgo ser de grande Interesse para mim e para as pessoas ao meu redor.
Sendo assim, cerca de 90 à 95% do conteudo desta obra, é da autoria do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, que preparou o manual do Curso Básico de Empreendedorismo para o pessoal que foi atendido Banco do Povo Paulista. Eu porém, na minha busca incansävel e Auto-Didatismo permanente, encontrei o manual do « Curso Básico de Empreendedorismo » disponivel para Download na Internet e não hesitei, baixei-o, e elaborei o presente trabalho, em forma de Resumo, não com o intuito de usurpar os Direitos Autorais dos seus Legïtimos autores, mas para facilitar a compreensão do rico conteudo que ele carrega, permitindo-me assim, avançar grandiosamente com o Processo de Criação da minha Empresa denominada FDC- Empreendimentos… Portanto, todos os direitos continuam pertencentes às autoridades criadoras da Obra Original.
Esta Obra, não contém Bibliografia, nem Referências Bibliograficas, pelo facto de cerca de 90 à 95% do conteudo pertencer ao manual do Curso Básico de Empreendedorismo, porém os cerca de 10 à 5% do material nele ajuntado, contém citações das fontes de Origem.
Como EMPREENDER para ter SUCESSO, DINHEIRO e FAMA ? é uma compilação Simples e de Fäcil compreensão, pois ele é o fruto de um Resumo feito manualmente, e que foi adaptada ao Publico Angolano interessado em Criar, Administrar, e Gerir o seu proprio Negöcio (ou Empresa), passando pelo Plano de Negöcio e valorizando o Cliente, Os Socios, Os fornecedores, a formalização da empresa, as estrategias de Marketing e a forma eficaz para estabelecer os Preços de Vendas dos seus produtos na empresa.
  
1-               O QUE Ë UM CLIENTE ?
ü Ë alguém « protegido de um Patrono ».
ü Ë aquele que frequenta o mesmo lugar que outras pessoas
ü O que guarda uma acção de alguém referente à um serviço ou produto.
ü Ë alguém que espera algo de você.
ü Ë a pessoa que consome Produtos e Serviços de determinados estabelecimentos ou Organização Empresarial.
 
FONTE : SAP New Center

2-               TIPOS DE CLIENTES
1-                   Pessoas fïsicas
- Individuos Comuns
- Consomem a maioria dos bens e Serviços produzidos
- Tendem a tomar decisões na hora da compra, com base em factores emocionais :
    * O Bem estar proporcionado do local
    * O tratament a ele dispensado
    * O encantamento e  eficiencia dos Produtos ou serviços que deseja
- Um deslise nos detalhes pode significar a perda de um cliente
2-                   Pessoas Jurïdicas
* Empresas
*  Organizações
* Instituições
* Governo
- Possuem critérios mais objectivos, mais directos ;
- As compras levam em conta as relaçoes Custo-Beneficio ;
- São mais Planejadas ;
- Exigem Notas Fiscais ;
- Apresentam orçamentos mais detalhados e um atendimento que preze pela boa e completa informação sobre o que esta sendo oferecido ;
- Antes de decidir por comprar os seus produtos, estes clientes fazem comparações com as condições oferecidas por seus concorrentes.

3-               O CLIENTE MUDOU, O ATENDIMENTO TAMBEM !
·     Actualmente é necessario investir em pesquisas ;
·     Treinar os Funcionarios ;
·     Criar Cartões de Fidelidade ;
·     Colocar Informações na Internet ;
·     Avisar sobre as Ofertas e Promoções
·     Oferecer beneficios, Prémios e Bonos ao Cliente
·     Os Clientes respondem a questionarios que vão mostrar às empresas qual é o perfil e o desejo deles (dos clientes) :
-                O que o Cliente pensa dos serviços ?
-                Estão satisfeitos com os serviços ?
-                O atendimento é bom ?
-                Se sentem exclusivos no atendimento ?
-                O que acham dos Preços ?
·     Os Empreendedores devem saber quem são os seus Clientes.


4-               UM ATENDIMENTO QUE FAZ TODA A DIFERENÇA

ü Pronta Entrega :
-                Estabelecer Calendärios de entrega
-                Criar Vïnculos de Contactos com o Publico-Alvo
ü Equipar sempre o stock para nunca deixar o Cliente na mão ;
ü Formalizar a Empresa para obter outros beneficios e também Empregar mais pessoas ;
ü Conhecer as necessidades do Cliente e atendê-los Bem faz toda a diferença ;
ü Todo o Cliente é Rei, sem ele não ha vendas
ü Ë necessario aprimorar os recursos e Ferramentas para « Atrair », « Encantar » e « Manter » o Cliente ;

5-                ATENDIMENTO PERSONALIZADO
 
FONTE :QC- QueroCrédito


·     Atender pelo nome proprio ou familiar
·     Oferecer Cartões de felicitações aos Clientes Aniversariantes, para isso é preciso obter os seus dados 
·     Oferecer descontos especiais em Homenagem
·     Crie um espaço de Cadastramento dos seus clientes :
-                Nome
-                Endereço
-                Profissão
-                Produtos que Aprecia
·     Entra rem contacto com os Clientes pra oferecer serviços, através do Tele-Marketing ;
·     Possuir Pesquisas e Mailings (Listas de) :
-                Nome
-                Endereço
-                Telefone
-                Email
·     Encontrar o publico-Alvo para ofertar Serviços Compativeis com suas necessidades
·     INOVAR : é o desafio de aprimorar continuamente o negocio e surpreender os seus Clientes com diferenciais de Mercado (Superação dos Concorrentes).




6-               PRODUTOS PERSONALIZADOS
Ø O cliente é quem faz a escolha do tipo, formato, o nome, a cor, etc… dos produtos.
Ø DIVERSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS : é aumentar o campo de actuação da empresa, oferecendo mais produtos e serviços, faz que a Empresa Consiga atender mais numero de Clientes.
Ø O Empreendedor deve pensar como vai ser personalizado os seus produtos ;


7-               IDENTIFIQUE SEU CLIENTE
ü Informações que vao ajudar a direcionar :
-                Seus pontos de vendas
-                Definir sua Lista de Preços
-                Escolher a forma de entrega
-                Produzir a embalagem mais adequada
-                Divulgar o seu trabalho
ü O Empreendedor deve Criar a sua propria Pesquisa :
-                Qual é a faixa etaria dos seus clientes ?
-                São casados ? Solteiros ? Têm filhos ?
-                Quanto ganham por mês ?
-                Que lugares costumam frequentar ?
-                O que a concorrência oferece aos clientes ? São produtos muito diferentes do que voçe oferece ?
ü Crie um questionario ou converse com os clientes sobre isso.
ü Para questionarios formais, e que levem tempo ao cliente, gratifique-os sempre com brindes, descontos, ou Cartões de Agradecimento.
ü Isto permite identificar os pontos Fortes e Fracos dos seus produtos, serviços e do atendimento.
ü CONCORRÊNCIA : voê tem que conhecer os seus concorrentes, identifique quantos concorrentes exitem na sua região e como eles trabalham… Você pode aprender muito com eles.



8-               CADASTRE SEUS CLIENTES
·     Crie uma base de Dados.
·     Você facilmente identificara :
-                Os dias de maiores movimentos
-                Os produtos que têm mais saida por faixa etaria
-                Os itens mais solicitados
-                As datas de Aniversario e a profissão dos Clientes
·     Tudo isso ajudarão a criar :
-                Promoções
-                Oferecer Brindes
-                Gerenciar seus Stockes
-                Negociar com os Fornecedores


·     MODELO DE FICHA BÄSICA PARA PEQUENOS NEGÖCIOS

Nome Completo :__________________________________
Data de Nascimento :_____/_____/______ 
Telefone________________
Endereço____________ Bairro :_____________ 
Cidade_____________
Numero do BI___________________ 
Profissão :__________________
Renda Mensal :___________________ 
Estado Civil :_______________
E-mail___________________________________________
Filhos( e idades): 
_________________________________________________
Produtos mais Solicitados :___________________________



9-               CLIENTES PARCEIROS
·     Um bom cliente é aquele que considera um parceiro, alguém que va ajudar o consumidor a adquirir o que quer, conforme seu poder aquisitivo.
·     RECONHECIMENTO : o cliente precisa identificar que o seu negocio ou produto tem uma vantagem competitiva (ele gosta) e que seus concorrentes néao têm.
·     O reconhecimento é fundamental para o sucesso do seu negocio.



10-         O QUE O CLIENTE QUER ?
ü Um Bom atendimento :
* Ser tratado com gentileza, honestidade, educação e respeito
* Ter total confiança no que voê vende
*Saber que pode opinar à respeito do atendimento ou dos rodutos
*ser atendido com Agilidade
*Possuir uma boa distribuição e disponibilidade de mercadorias
*Ter cumprido com o prazo de entrega
*Ter diversas opções de Pagamento
ü Oferecer diferenciais de atendimento :
-           24/24horas
-           Entrega em domicilio
-           Vendas ou reservas por telefones ou internet
-           Estancionamento ou indicação onde estacionar com desconto



11-         A COMUNICAÇÃO Ë FUNDAMENTAL
Ø Comunicar vai além das palavras :
-                Limpeza
-                Coloração ou Pintura
-                Apresentação dos Funcionarios
-                Estado dos utensilios
-                Uniformes Limpos
-                Bom ambiente de trabalho
-                Conforto do Cliente


12-         TREINAR PARA IMPRESSIONAR

  
FONTE : Corporativa Brasil


ü Boa Aparência dos Funcionarios, dos Produtos e do estabelecimento
ü Criar Padrões de Atendimento para que você e os funcionarios actuem de acordo com o perfil do cliente – TREINAMENTO.
ü Padronizar o atendimento de forma organizada :
-                O que eu preciso dizer ?
-                De que forma ?
-                Como atingir o meu publico-Alvo ?
ü Conhecer muito bem o Produto :
* Dar informaçõesnsobre como é feito
* suas vantagens
* Garantias e diferenças com similares do mercado
* Apresentar alternativas quando não possui exactamente o que o cliente quer.
ü Descreva estas etapas para que isso se torne rotina na sua relação com o Cliente
ü Saber ouvir o Cliente
ü Estimular os seus funcionarios :
-                Colocando metas de vendas a serem alcançadas
-                Oferecer bonos em dinheiro, Prémios, Beneficios ou festas diante do desempenho individual ou da equipe
-                Reconhecer o mérito do funcionarios
-                Criar um ambiente Motivador para que todos se sintam bem e Comprometidos
-                Procure sempre falar o necessario e o suficienete para que o cliente conheça o produto.
ü Simpatia exagerada, expanta clientes, CUIDADO !



13-         FACILITE O RELACIONAMENTO
Ø « A primeira impressão é que fica »
Ø Fidelizar o Cliente com impressão causada :     
-           Entregas dentro do prazo
-           Assistências técnicas/Manutenção
-           Contactos telefônicos para saber se o cliente ficou satisfeito
-           Comunicação de lançamento de novos produtos e promoções.



14-         DIFERENCIAL
ü Pesquisar o que faz a concorrência
ü Colocar à disposição, um produto inovador
ü Oferecer um excelente atendimento
ü Tratar os Clientes com simpatia e Respeito
ü Superar o padrão da Concorrência
ü Criar brindes e promoções periodicamente
ü Agir com Rapidez
ü Cumprir os prazos.

15-         INOVE NA DISTRIBUIÇÃO
·      Proporcionar facil acesso dos produtos aos clientes
·     Expandir os Pontos de Vendas
·     Marcar presença onde o seu Publico-Alvo estiver
·     Trabalhar com empregados teporarios se for necessario
·     Treinar todas as pessoas envolvidas no teu negocio para respeita-lo



16-           ERROS MAIS COMUNS NO ATENDIMENTO
Ø Prometer e não-cumprir
Ø Agir com indiferença, Autoritarismo ou ironia
Ø Adoptar atitudes indelicadas
Ø Não ouvir o cliente
Ø Dizer que o cliente não tem o direito de estar bravo
Ø Não dar retorno
Ø Manter Aparências e Posturas pouco profissionais
Ø Insistir na venda
Ø Telefonar ou mandar e-mails excessivamente
Ø Não admitir os seus erros
Ø Ser anti-ético





…///…




Fim da Parte 2

 POR : Francisco Daniel Cardoso
E-mail: franciscocardoso1991@hotmail.com



Contamos contigo na:
PARTE 3-CONSUMIDORES E FORNECEDORES 

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